sábado, 13 de julho de 2013

Prefeito abandona a construção da escola de Paus Brancos e da creche da Sede.

Na última quarta-feira (10/07), o cidadão Eduardo Braga dos Paus Brancos denunciou na Controladoria-Geral da União (CGU) e o vereador José Nunes, na tribuna da Câmara (11/07), o descaso do Prefeito Coronel Zarlul com a educação de Madalena, principalmente pelo abandono da construção das escolas de Paus Brancos e de União, bem como das creches da Sede e de Nova Vida.

As obras da escola de Paus Brancos estão paralisadas desde setembro de 2012, ou seja, desde a campanha milionária do Coronel a prefeito apoiada pelo ex-Prefeito Wilson de Pinho. Enquanto isso os alunos daquela comunidade estão estudando em uma casa de quatro cômodos, sem a menor condição física para as tarefas pedagógicas. 

Outra vergonha é a situação da creche localizada no bairro Nova Madalena, cujas obras estão paralisadas desde o início de 2012, isto é, mais de 1 ano e meio que nada se faz para concluir a creche. Mais uma vez quem está pagando o "pato" é a população que não tem local para suas crianças. A situação é tão grave que a única creche de Madalena não está recebendo criança menor de 2 anos.

Para a construção dessas escolas, o Município de Madalena recebeu em três convênios o valor de R$ 3.808.454,87 (ver Convênios 654123, 667724 e 654638 no Portal da Transparência do Governo Federal: 

Entretanto, segundo o Relatório da Equipe de Transição e a Prestação de Contas do ano de 2012, o ex-Prefeito Wilson de Pinho deixou saldo financeiro de R$ 1.206.093,89 nas seguintes contas bancárias:
Conta 9.500-1 - Proinf. Const. (construção)...................... 356.712.51
Conta 10.202-4 - PACII Proinf. I (construção)..................202.772,33
Conta 10.338-1 - FNDE Const. Nov (construção)............ 646.609,05

E, então, por que as obras estão paradas? Será que acabou o dinheiro ou é falta de competência mesmo? Cadê a ex-Secretária Municipal de Educação, Sra. Kadira Dias, tinha ao menos conhecimento destas obras, ou só assinava documentos e cheques? E o atual Secretário de Educação, Sr. Galileu Viana, já tomou conhecimento desses valores? 

Devemos destacar que não é função da Prefeitura aplicar dinheiro na poupança, logo, se, de fato, o ex-prefeito deixou esse dinheiro em conta, por que o Coronel não retomou a construção dessas escolas, ou será que desviou para pagar as "dívidas" deixadas pelo ex-prefeito?

É lamentável a situação da educação de Madalena, escolas inacabadas, diretores e coordenadores burocráticos (com raras exceções), Secretaria de Educação sem indicadores, sem metas claras e objetivas. Madalena precisa de uma nova forma de fazer educação!

Dessa forma será que chegaremos a uma educação "padrão Fifa"? Ou continuaremos somente comemorando o alcance de metas ridículas como a do Ideb de 3,1 de um total de 10. Isto mesmo, a educação de Madalena recebeu nota 3,8 para a 8ª série/9º ano (motivo de comemoração pois foi acima da meta!), enquanto isso o município de Sobral colocou 34 escolas entre as 100 melhores do Nordeste! O que Sobral tem que nós não temos?

Meus amigos, se as coisas não mudarem na nossa Madalena vai acontecer o que o professor e artista Pedro Paulo profetizou na tribuna popular da Câmara de Vereadores de que "SE CONTINUARMOS ERRANDO HUMANAMENTE, esta casa será visitada, antes do 3º dia, por 1 falso messias, 9 judas, 2 dom quixotes e 1 (uma) população, às portas, esperando o galo cantar pela 3ª vez".

Vejam as notícias sobre Ideb e Sobral:
http://ideb.inep.gov.br/ - pesquise por município.

Vejam também as fotos:

1. da Escola de Paus Brancos - obras paralisadas desde setembro de 2012.

 2. da Creche da Sede (Bairro Nova Madalena) - obras paralisadas a mais de um ano e meio.



 3. da Escola de União, o prazo para o término era janeiro de 2013!






Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Vereadora Sônia há rumores de que o Prefeito Zarlul irá assistir uma reunião da Câmara de Vereadores, gostaria que a senhora aproveitasse a ocasião e lesse a seguinte carta ao Prefeito:

    Carta aberta ao Prefeito Zarlul Kalil Filho.

    Senhor Prefeito,

    Gostaria que Vossa Excelência respondesse ao povo de Madalena:
    1. Por que o seu governo aumentou em 400% o contrato do lixo, se não houve qualquer melhoria na sua coleta?
    2. Por que o seu governo aumentou em 100% o gasto com carros locados à Prefeitura, sendo 7 carros de luxo tipo Hilux’s?
    3. Por que o seu governo aumentou em 1 milhão de reais os gastos com assessoria contábil e só comprou até agora 10 mil reais em medicamentos?
    4. Por que o seu governo não consegue pagar em dia o transporte escolar, os servidores temporários, o 1/3 das férias dos Professores e a metade do 13º dos servidores?
    5. Por que o seu governo irá atrasar o salário dos servidores da Educação (40%), da Saúde, da Assistência Social, do Transporte e da Agricultura do mês de julho?
    6. Por que o seu governo abandonou a construção das escolas dos Paus Brancos, União, Cajazeiras, Nova Vida e da sede?
    7. Por que o seu governo não colocou ainda para funcionar os postos de saúde inaugurados durante a sua campanha?
    8. Por que o seu governo quer criar um instituto de previdência municipal que quebra em 15 anos e que deixará os servidores de Madalena sem aposentadoria?
    9. Por que no seu governo as pessoas doentes não podem ser transportadas para Fortaleza com acompanhante?
    10. Por que o seu governo chamou os comerciantes de fracassados?

    É bom lembrar que V. Excia foi eleita para dar continuidade aos trabalhos do prefeito anterior e fazer “Madalena crescer com o Ceará”, mas o que estamos vendo é a cidade andar para trás como caranguejo. A população não pode pagar por vossa falta de compromisso com o município.

    Atenciosamente,

    Assina cidadãos indignados de Madalena.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de mandar esse recado para os nossos colegas eleitores. Nas próximas eleições prestem atenção nos candidatos que irão votar. Caso ofereça dinheiro vocês tem duas saídas: 1ª não querer o dinheiro desses inescrupulosos; 2ª receber o dinheiro e votar contra, mostrando esses corruptos que não são iguais a eles. Votem em candidato que valorizem todos madalenenses e a nossa cidade querida. Pensem bem. Ainda existem políticos preocupados com o bem-comum, são raros, mas tem. Na câmara tem vereadores de todos tipos, como aquele que conhece as leis, mas tenta ludibriar o povo; tem aqueles que só balança a cabeça; tem aqueles que não fala nada e não se posicionar. Temos uma câmara bem eclética,um ecletismo individual, que só pensam em si.Ainda bem que a câmara de Madalena não está podre em sua totalidade,ainda tem vereadores(2)que não macularam seus nomes e nem de seus eleitores. Parabéns para esses vereadores e um fim trágico para esses falsos vereadores madalenenses.

    ResponderExcluir
  3. Queria só deixa um aviso pros vereadores lagartixa, pois sei que mesmo não prestando pra nossa cidade e pro nosso povo,são filhos de Madalena, - Vocês tomem bastante cuidado daqui pra frente, pois do jeito que esta as coisa em Madalena, logo a justiça vai ter que toma uma providencia, e o prefeito Zarlul que chegou de paraquedas em Madalena, em breve ele poderá ter que deixa nossa cidade de viatura, e acredito que vocês não vão querer fazer companhia pra ele, ou vão?

    ResponderExcluir
  4. Queria só deixa um aviso pros vereadores lagartixa, pois sei que mesmo não prestando pra nossa cidade e pro nosso povo,são filhos de Madalena, - Vocês tomem bastante cuidado daqui pra frente, pois do jeito que esta as coisa em Madalena, logo a justiça vai ter que toma uma providencia, e o prefeito Zarlul que chegou de paraquedas em Madalena, em breve ele poderá ter que deixa nossa cidade de viatura, e acredito que vocês não vão querer fazer companhia pra ele, ou vão?

    ResponderExcluir
  5. Não adianta o povo ir pra urna VOTAR, feito um leão, se votam jeito um jumento.

    (fica a dica)

    ResponderExcluir
  6. Queria só deixa um aviso pros vereadores lagartixa, pois sei que mesmo não prestando pra nossa cidade e pro nosso povo,são filhos de Madalena, - Vocês tomem bastante cuidado daqui pra frente, pois do jeito que esta as coisa em Madalena, logo a justiça vai ter que toma uma providencia, e o prefeito Zarlul que chegou de paraquedas em Madalena, em breve ele poderá ter que deixa nossa cidade de viatura, e acredito que vocês não vão querer fazer companhia pra ele, ou vão?

    ResponderExcluir
  7. cade o povo que tanto apoiou o então candidato a prefeito o coroner, já se viu né ele já mostrava sua cara como ditador quando colocava nas festas de Madalena aquele monte de Policia pra vigiar quem pra que aqueles exageros bem feito para o povo dos Paus Brancos aqueles vizinhos da escola agora abandonada e professor também da atual escola defende agora seu coroner...

    ResponderExcluir
  8. Véi na boa, foi massa ouvir o Coronel ser vaiado em plena praça de Madalena, mas eu curi mesmo foi ouvir as vais em Boa Viagem.QUE VERGONHA CORONEL!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. É MEU POVO, E EU QUE ACHEI QUE MEUS FILHOS IRIAM ESTUDAR NAQUELA CRECHE, TALVEZ OS FILHOS DELES CONSIGAM ESTUDAR LÁ. RSRSRSRS

    ResponderExcluir
  10. Momento Cultural...
    Baseado em fatos reais, ocorridos na Escola Álvaro Carneiro - Madalena/Ce

    Um aluno chega pro professor e pergunta:
    - Professor, qual é o coletivo de lagartixa? O coitado do professor surpreso com a pergunta do aluno responde:
    - Eu não sei não, mas pode botar ai CÂMARA MUNICIPAL DE MADALENA, que tá certo e vc ainda ganha mais um ponto na média.

    ResponderExcluir
  11. "Madalena, crescendo com o Ceará" Só no papel, pois Madalena tá andando mesmo é como caranguejo, pra trás e se afundando na lama da corrupção. Ohhhhhh!!! Lapada

    ResponderExcluir
  12. Câmara Municipal de Madalena, mas poderia perfeitamente ser chamada de A CASA DOS ARTISTAS. E por falar nisso, ontem a atriz principal Cileide Montenegro teve uma atuação brilhante.Saiu em defesa do prefeito,tentando defender o indefensável. Ah e por falar nisso ontem e ouvi falar que tbm tivemos ontem a presença do ator convidado Chico Almir Fagundes que foi abrilhantar aquela reunião.

    ResponderExcluir
  13. Cada Povo tem o governo que merece, infelizmente justo e impios perece, estive em madalena na antiga gestão e escutava a população que vivia a se servir da prefeitura , reclamar de tudo e ainda xingar o ex prefeito de ladrão etc e etcc,, tem um senhor dono de blog que era o primeiro a gritar que o sr. Wilsom era ladrão e hoje faz parte desse governo atual cd ...cade a lingua dele o gato comeu!!!! a não ele esta mamando tambem..quanto ao atual se enganaram porque quiseram porque, sempre trabalham para prejudicar seu próprios conterrâneos , pela , ambição de falsa aparecia ,anceio de se dar de bem .. agora todos no mesmo barco . Ou reagem e vão as ruas ou vão ter que engolir mas um calhorda , oportunista e pior muita gente por trás se beneficiando. Cuidado com as caridades , com as boas intenções que o inferno esta cheio.

    ResponderExcluir

Atenção! Não admitiremos palavras ofensivas a honra das pessoas nem palavrões, insultos ou qualquer forma de preconceito e intimidação de qualquer natureza.